About Me
- Nichollas Fonseca
- Fortaleza, Ceará, Brazil
- Apenas uma alma perdida nadando em um aquário, ano após ano, correndo sobre o mesmo velho chão... O que tenho encontrado? Os mesmos velhos medos...
Eita, estou sumido hein? Poisé, os estudos e o twitter a vida, dificultaram um pouco a criação desse post, mas aqui estou de novo, disposto e ansioso pra que todos leiam meu novo texto.
E como de costume... gostaria de explanar um pouco acerca do assunto do texto.
Bom, desde... muito tempo, sempre fui meio egoísta. Sim, e talvez foi uma das grandes lições que aprendi com minha mãe. Não sou aquele cara que joga aos quatro ventos "Ah, tudo que sou devo aos meus pais...", mas isso em particular, eu devo muito.
Talvez não da maneira correta, mas minha mãe sempre apontou essa minha característica, e que eu revesse meus pensamentos e mudasse o meu modo de agir, baseado no egoísmo.
E, modestia a parte, funcionou!
Sim, hoje sou quase complexado em relação a isso (mas não vejo que isso me prejudica, é só uma atenção redobrada). Sempre procuro não ser nem um pouco egoísta. Tipo, é uma coisa que eu repudio mesmo.
Agora o sentimentalismo barato a parte, acho que meus defeitos são as coisas que eu mais "desprezo" quando observo em outras pessoas. Digo, não sei se usei a palavra correta, mas me esforço pra tentar fazer que as pessoas que me importo não conservem essas características. Será coerente? Pensando um pouquinho mais a respeito, cheguei a conclusão que eu só penso assim, porque conheço esses defeitos em particular, mais que os outros. Tudo bem, então posso dizer que isso é só um reflexo dos meus conhecimentos.
Maaaaaaaas, tem um ponto do egoísmo que eu acho importante. Hã, como assim? Egoísmo bom?
Talvez.
Se eu tomar egoísmo como um sentimento de valorização do "Eu", isso nem sempre é ruim. Se colocar a frente de suas prioridades é praticamente indispensável! Veja bem, esse discurso parece o oposto do anterior, mas acredito que este seja um caso bem particular. Quero mostrar o ponto de associação entre Egoísmo e Amor próprio. Coerente? Se não, não importa, irei falar disso mesmo assim (Ah safado!).
Poisé, voltando ao ponto em que repudio os meus "defeitos" nos outros... não sei nem se posso considerar essa característica um defeito, mas é uma coisa que eu não desejo as pessoas. Que é o fato de colocar sempre os outros em primeiro lugar. E nesse sentido, ser egoísta é bom. Sem hipocrisia, a maioria das pessoas que estão ao seu redor não merecem tanto. E é um desgaste tão intenso pra fazer com que pessoas ao seu redor se sintam bem, que pode te consumir por inteiro. E nesse ponto... seja egoísta. Claro que não estamos falando em extremos. Seu bem-estar deve ser mais importante pra você!
Então pessoal, confuso demais? AEhaueiaheiue. O que não é exatamente novidade né, é dificil falar sobre um assunto sem trabalhá-lo antes, mas é assim que gosto de discutir um assunto. Vou criando o pensamento e apresentando, e assim o torna autêntico. espero né...
É isso, abaixo mais um micro-conto, que.. bom, vou batizá-lo de "Eu, eu, eu!", espero que gostem.
-Eu, eu eu!
Eu.
Eu.
Eu.
O que mais importa?
Ao redor eu vejo rostos.
Olhares.
Expressões.
Pessoas.
Tudo que vejo é o vazio.
O vazio que um olhar traduz.
(o que ele está observando está atrás de mim).
O vazio que uma expressão traduz.
(Ela reflete um problema em seu cotidiado).
O vazio que uma pessoa produz...
O que essa pessoa representa?
Oque essa pessoa é?
...
(Ela não se importa)
(Ela não está aqui)
(Ela está em casa, ela está sofrendo)
Ela está.
Ela não está.
Ela é.
Não aqui.
Não comigo.
Enquanto eu procuro tudo, nada está aqui.
Enquanto eu...
Eu...
Que ingênuo.
Grandes coisas exigem grandes responsabilidades.
Então? Qual sua grande influência? Qual sua grande importância?
Garanto que nem você sabe responder.
Nem eu.
Nem você.
Nós.
Já discutimos isso antes?
Tudo bem, não quero ser egocêntrico, mas convenhamos...
O quê?
Voltou o diálogo?
Jamais! Aqui só um tem voz! Eu espero que isso fique claro! Eu, eu, eu!
Enquanto EU estiver falando, é melhor que todos se curvem, enquanto eu for mais importante...
Há controvérsias!
Aposto que não.
...
Enfim.
Acho que não me importo. Eu quem mando, eu quem digo, eu quem sofro.
EPA!
Epa, o quê? Você está dentro de mim, e somos de acordo, sofremos, eu sofro. Acabou.
Acabou.
Quando?
Sempre.
Sempre?
Sempre.
Desde que...
Sim, desde aquela época.
Uma criança não tem liberdade de saber seu futuro. Nem de prever. Hoje enxergo isso. Ou se não enxergo, constato! Fui ingênuo e recebi o que mereci...
Que foi...?
Você.
Eu.
Você.
Eu?
Eu.
Nós...
Enquanto for grande demais pra minha imaginação, não sobrará espaço pra imaginar(sonhar)...
Só há espaço para mim.
Pra você.
Pra mim...
Pra mim.
Eu.
Eu.
sem mais.
Concordo em gênero, número e grau quanto a parte de ser egoísta pra si mesmo. Realmente não vale a pena se desgastar para que os outros se sintam bem se você estiver na merda =)
Costumava acreditar que só me sentiria bem se todos estivesse bem. Mas uma pessoa me ensinou que só posso fazer com que alguém se sinta bem, se eu estiver bem. Não concordo que amor próprio e egoísmo sejam sinônimos em algum momento. É importante se priorizar. Não por ser o centro do mundo e porq todos tem que pensar e agir por e como você. É importante pra saber como você mesmo pensa, no que acredita. Se respeitar, se valorizar. importante não pelo fato do outro merecer ou não, mas pra que se sinta bem mesmo. Enfim.. acho que já deu pra entender.
O conto é confuso.. mas já passei por diversos diálogos parecidos.
#VouConfessarQue pensei nisso hoje.
se eu te amo? hum/ eu não minto. *deixoemaberto*
gostei sim do texto, tem partes que realmente dizem muito dos meus pensamentos.. e tem partes que eu não concordo..
mas acho q tu escreve muito bem sofre essas coisas..
te invejo. #fato
Analisando desse ponto de vista, eu serei bem amis egoísta que naturalmente já sou (: